Obra da Sabesp vai modernizar sistema de água no bairro Moreira César

Intervenção prevê investimento de R$ 5 milhões e substituição de tubulações antigas em Pindamonhangaba.


Moradores de bairros de Moreira César e da região leste de Pindamonhangaba devem receber melhorias definitivas no abastecimento de água com uma obra iniciada pela Sabesp nesta semana. A intervenção tem como objetivo corrigir falhas históricas na rede, causadas pelo desgaste das tubulações antigas, e aumentar a segurança operacional do sistema.

A obra prevê a troca de quase cinco quilômetros de rede de distribuição localizada às margens da rodovia SP-062 - Vereador Abel Fabrício Dias. Com a modernização da infraestrutura, cerca de 20 mil pessoas dos bairros Vila São João, Vila São José, Mantiqueira, Taipas, Pasin e Vila São Benedito serão atendidas. O investimento estimado é de R$ 5 milhões, e a previsão de conclusão é julho deste ano.

Segundo a gerente regional da Sabesp no Vale do Paraíba, Gabriela Clé de Azeredo, a intervenção permite reduzir perdas de água e melhorar a eficiência do sistema. Ela destaca que a obra amplia a segurança do abastecimento para a população atendida.

De acordo com o diretor regional da Sabesp, Emerson José dos Santos, a ação faz parte de um plano contínuo de modernização das redes. Ele afirma que os investimentos acompanham o crescimento da cidade e a ampliação da demanda por serviços de saneamento.

A necessidade da obra já havia sido discutida em reunião no início do mês entre a Prefeitura, vereadores e a direção da Sabesp. Na ocasião, o prefeito Ricardo Piorino ressaltou que o avanço urbano de Pindamonhangaba exige investimentos constantes em infraestrutura para evitar problemas no fornecimento de água e atender a população.

O subprefeito de Moreira César, José Carlos Gomes, o Cal, informou que acompanha a execução dos serviços junto à Sabesp. Segundo ele, o crescimento do distrito, com novos loteamentos e aumento populacional, tornou essencial a implantação da nova adutora para garantir abastecimento contínuo.

Durante a realização da obra, a Sabesp informa que podem ocorrer interrupções temporárias no fornecimento de água. Imóveis com caixa-d'água dimensionada para, no mínimo, 24 horas de consumo devem sentir menos impacto, conforme o Decreto Estadual nº 12.342/78.

A companhia mantém seus canais de atendimento disponíveis para registros de ocorrências e solicitações, por meio da Central 0800 055 0195, do WhatsApp (11) 3388-8000 e da Agência Virtual no site oficial da Sabesp.