Operação Tolerância Zero fiscaliza veículos e combate escapamentos adulterados em Pindamonhangaba

Confira mais informações


Na noite de sexta-feira (14), a Guarda Civil Metropolitana (GCM), os Agentes de Trânsito e a Polícia Militar realizaram uma operação de fiscalização no centro de Pindamonhangaba. A ação, que ocorreu na rua Deputado Claro César e em outros dois pontos estratégicos, resultou na abordagem de 35 motocicletas e cinco carros em atitude suspeita.

Durante a operação, 20 motocicletas foram autuadas e três apreendidas, sendo duas por escapamento adulterado e uma por irregularidades na documentação. A iniciativa faz parte da Operação Tolerância Zero, realizada em parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito e a Polícia Militar.

O objetivo da ação foi coibir o uso de escapamentos irregulares em motos e a emissão excessiva de som por veículos, práticas proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e regulamentadas pela Lei Municipal 6.803/2024.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Cel. Paulo Henrique Lopes Carvalho, a fiscalização também verificou veículos e condutores sem documentação adequada. "Realizamos a checagem de escapamentos, documentação e restrições de circulação de veículos. Essa operação vai continuar em dias e horários surpresa, abrangendo tanto a região central quanto os bairros periféricos", afirmou.

O secretário destacou que a iniciativa visa proporcionar uma cidade mais segura e livre da poluição sonora que tem causado transtornos à população. Ele também agradeceu o empenho das forças de segurança envolvidas. "Parabenizo todos os agentes da GCM, do Trânsito e da Polícia Militar pelo sucesso da operação. Estamos comprometidos em garantir uma cidade melhor para todos os cidadãos", concluiu.