Ouvidoria de São Sebastião registra 1.588 atendimentos em 2023

O volume de registros representa um aumento de 3%, com relação a 2022


O sistema de Ouvidoria Geral da Prefeitura de São Sebastião registrou, em 2023, 1.588 atendimentos, sendo que, 97,7% foram realizadas pelo site ou aplicativo do eOuve. As demais foram feitas por meio do telefone 162, presencialmente ou por e-mail. O volume de registros representa um aumento de 3%, com relação a 2022, quando foram registradas 1.541 solicitações.

A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) foi a campeã de manifestações, com 284 registros, representando 17,9% de toda demanda do órgão. Entre os assuntos mais procurados estão manifestações de alvarás de funcionamento, além de denúncias de comércio irregular e perturbação de sossego.

As pastas do Meio Ambiente (SEMAM) e Serviços Públicos (SESEP) vieram na sequência, com 226 e 220 manifestações, respectivamente. Juntas, as três secretarias concentraram 46% dos atendimentos.

Das 1.588 manifestações registradas no eOuve, pelo menos 1.549 já foram finalizadas, elevando o índice de eficiência do serviço para 97,5%. As demais foram canceladas pelo usuário ou estão em andamento.

Entre as principais demandas dos munícipes, estão manifestações de serviços, que representaram 50,3% dos atendimentos, as reclamações vieram na sequência representando 27% das ocorrências, enquanto as denúncias foram responsáveis por 18,5% das solicitações. Elogios, sugestões e pedidos de informações somaram pouco mais de 4% dos registros.

O ouvidor geral da Prefeitura de São Sebastião, Ary da Mota e Silva Filho, explica que antes do munícipe ir para o órgão, precisa fazer seu pedido na secretaria pertinente. "Caso ele não consiga uma resposta, um atendimento adequado, aí sim pode procurar a ouvidoria que terá um prazo para solucionar a demanda", explica.