Comprou um imóvel novo e continua em dúvida sobre como decorá-lo? Ou está querendo dar aquela repaginada no interior da residência? Independentemente do motivo, ter um ambiente confortável em casa que esteja totalmente alinhado com os gostos do morador é fundamental.
E, para isso acontecer, existem diversas formas de decorar. São objetos e cores que podem ser utilizados para transformar a parte interna de uma moradia. E uma dessas possibilidades exuberantes é usar papel de parede.
Mas, para ser possível a harmonização entre um cômodo específico, os móveis e o papel utilizado na parede, é preciso ter alguns cuidados. Então, acompanhe o texto e veja algumas dicas de como usar o papel de parede na decoração!
Entenda a paleta de cores
Cada cômodo tem a predominância de uma cor ou de uma tonalidade. Por isso, é fundamental observar com atenção para não realizar um contraste que seja incompatível com o papel de parede.
A criatividade é sempre bem-vinda, mas não exagere nas misturas, se não pode ficar muito chamativo - exceto se esse seja o objetivo do morador. A dica é: usar o papel com cores parecidas com a do tapete, estofado ou com o acabamento de uma mobília específica.
Equilíbrio é a chave
O morador deve analisar qual visual pretende ganhar maior destaque. Lembrando que só o papel de parede não vai resolver a decoração sozinha. É preciso que outros elementos façam a composição do lugar. E algumas estampas podem ajudar a criar um cenário, como:
o rústico, que usa determinados padrões geométricos, com mix de cores fortes em tons pastéis;
o minimalista, composto por malhas quadriculadas e figuras geométricas;
o tropical, com uma base puxada para a fauna e flora brasileira.
Foco nas sensações
Antes de determinar qual papel de parede vai usar, pense nas sensações que pretende sentir. A Casa Vogue visitou a casa do rapper Filipe Ret. E ele disse que, na casa dele, a intenção era que o ambiente transmitisse paz, já que vivia noites muito agitadas.
Então, o artista decidiu usar cores mais claras em tudo. E isso vale para o papel de parede. Escolhendo determinadas tonalidades, algumas sensações poderão ser transmitidas com o ambiente.
Dilua a aplicação
Aplicar papel de parede não significa aplicar o objeto nas grandes superfícies. Pode-se diluir ao longo do espaço desde o meio da parede ou até mesmo algo mais próximo do rodapé.
Em alguns casos, as pessoas gostam de usar a colagem para compor cabeceiras ou painéis de televisão.