Na manhã desta quarta-feira (26), um pescador encontrou um artefato explosivo no Rio Paraíba do Sul, em Pindamonhangaba, e acionou a Polícia Militar. O objeto, que foi fisgado durante uma pesca magnética, levou à interdição imediata da Ponte do Rio Paraíba, na rodovia Dr. Caio Gomes Figueiredo, para garantir a segurança da população.
A Polícia Militar isolou o local, e o Exército Brasileiro, juntamente com o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), foi chamado para avaliar a situação. Também estão dando suporte à operação a Guarda Civil Metropolitana, a Defesa Civil de Pindamonhangaba e o Departamento de Trânsito do município.
O Secretário de Segurança Pública, Cel. Paulo Henrique, destacou que "o isolamento da área segue normas operacionais internacionais para proteger a vida das pessoas e o patrimônio". Ele também informou que "O exército chegou ao local e removeu o artefato, do tipo morteiro, que estava desativado".
A comandante da PM, Capitã Lucimeire Monteiro, esclareceu que "não se trata de uma bomba, mas de um artefato explosivo encontrado no rio."
Trânsito Interditado
Em razão do ocorrido, o trânsito na região está interditado para veículos e pedestres. As autoridades locais estão monitorando a situação de perto, e novas atualizações serão fornecidas conforme necessário.
ATUALIZAÇÃO:
Em Base Militar no município de Pindamonhangaba, o Exército realizou os preparativos para explosão do morteiro. Na sequência, foi realizada a detonação do artefato.