Petrobras e Defensorias Públicas iniciam curso de educação em direitos para pescadores do Litoral Norte de São Paulo

As aulas terão início hoje, no Dia Internacional da Mulher, com temas levantados pelas próprias comunidades, como a participação feminina na atividade pesqueira


A Petrobras, em parceria com as Defensorias Públicas dos estados do Rio e de São Paulo, promovem um curso virtual gratuito de Educação em Direitos voltado para a cidadania e empoderamento social.

O curso Redes de Direitos é um projeto piloto e direcionado para algumas comunidades pesqueiras do Rio de Janeiro e de São Paulo nos quais a Petrobras possui relacionamento por meio de programas de licenciamento ambiental.

As aulas terão início no próximo dia 8 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. O curso será em formato virtual, com aulas quinzenais. O encerramento do curso está previsto para 7 de junho.

Os participantes serão membros de comunidades pesqueiras da Baía de Guanabara, do litoral Sul Fluminense, do litoral Norte de São Paulo e da Bacia de Campos.

A aula inaugural será precedida por uma cerimônia que contará com a participação da Gerente de Relacionamento Comunitário da área Responsabilidade Social da Petrobras, Danuzza Braune, da Advogada-geral da Petrobras, Taísa Maciel, além de representantes das defensorias públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Na cerimônia de inauguração do curso está prevista a apresentação de uma liderança feminina na comunidade pesqueira, aluna e participante do curso. A aula inaugural ficará gravada e poderá ser vista no canal da Defensoria no YouTube.

O curso Redes de Direitos vai abordar temas levantados pelas próprias comunidades pesqueiras, como a participação das mulheres na atividade pesqueira, direito ambiental, criação de associações pesqueiras, direito previdenciário, seguro defeso, dentre outros temas.