Pinda busca maior proteção às mulheres vítimas de violência

As ações têm como objetivo garantir a proteção e amparo às vítimas


A Prefeitura de Pindamonhangaba tem realizado diversas ações para garantir proteção e amparo às mulheres vítimas de violência.

Na últma semana, o prefeito, Dr. Isael Domingues, recebeu o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior de Taubaté, tenente-coronel Ricardo Ivo Gobbo, e a responsável pelo comando da PM em Pindamonhangaba, capitã Lucimeire Jeronymo, para debaterem o tema.

A reunião contou com a presença dos secretários de Segurança Pública, Fabrício Pereira, e de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, além do secretário adjunto da pasta, Padre Afonso Lobato, e da diretora da Mulher e Família, Luciana Simonetti.

Durante o encontro, Dr. Isael relatou às autoridades policiais diversos trabalhos que o município realiza na prevenção dos casos de violência contras as mulheres. "Temos campanhas que estimulam as mulheres e a toda a sociedade a denunciarem casos de violência, que não não apenas físicas, também existe violência emocional, verbal e diversas formas de ofensas e tratamento degradativo contra as mulheres. Por isso, colocamos nossas equipe para atuar em conscientização para levar às pessoas esse tema bastante delicado".

Dr. Isael citou o trabalho do CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vítima) e a parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), via secretarias de Assistência Social e da Mulher, Família e Direitos Humanos, para atendimento de mulheres vítimas de violência. "Somos a primeira cidade da região a ter uma unidade do CRAVI, que em poucos meses de trabalho já tem resultados efetivos no acolhimento e amparo às vítimas de violência. Além disso, recentemente firmamos parceira com a OAB para orientação e instrução dessas mulheres".

O prefeito ressaltou as ações da GCM (Guarda Civil Metropolitana). "Nossos agentes também atendem chamados e estão sempre postos a atuar. Buscamos estreitar os laços para continuarmos contundentes nesse trabalho, com atos conjuntos da PM com a nossa GCM".

O comandante Gobbo e a capitã Lucimeire reforçaram o comprometimento da PM em apoiar também as ações da GCM e auxiliar os projetos futuros de segurança, tanto para mulher quanto para toda cidade.