Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, lançou, na última segunda-feira (13), o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, além de promover um apelo à consciência coletiva. O evento foi uma convocação à ação contra o racismo e um chamado à construção de uma sociedade verdadeiramente justa e inclusiva.
Autoridades locais e figuras proeminentes se reuniram para testemunhar e participar desse momento transformador. O prefeito Dr. Isael Domingues, acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Dra. Claudia Domingues, juntamente com o secretário e secretário adjunto da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado e César França, respectivamente, deram destaque à importância desse compromisso municipal.
O evento também contou com a presença do Promotor de Justiça, Jayme Meira do Nascimento, além de representantes da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Igualdade Racial. Assim como eles, representantes de empresas e instituições parceiras do município, que têm se dedicado ativamente à promoção da igualdade racial e ao combate ao racismo, também compareceram e foram homenageadas.
Alunos da Escola Estadual Escolástica Antunes Salgado realizaram uma apresentação, sob a orientação do professor de história, que abordou o tema. O destaque artístico da noite veio com uma apresentação do cantor Tony Gordon, acompanhado por cantoras locais, que arrancaram aplausos da plateia.
Como ponto alto da cerimônia, o prêmio Dr. Luiz Gama honrou nove empresas e instituições parceiras do município por seus esforços contínuos na defesa dos direitos da população negra. Desde iniciativas educacionais até projetos comunitários, os homenageados receberam reconhecimento público por seu compromisso com a igualdade racial e a justiça social. Os nove homenageados foram a Gerdau, pelo projeto Aprimorar, a empresa Novelis, pelo projeto Preto no Preto, a ACIP, pelas ações em parceria com o departamento de Direitos Humanos, a empresa Tenda Atacado, pelo projeto Tenda Inclui, a Liga Pindamonhangaba de Futebol, pela parceria com o departamento de Direitos Humanos, a ETEC João Gomes de Oliveira, pela parceria com o departamento de Direitos Humanos, a Diretoria de Ensino da região de Pindamonhangaba, pelo projeto DER Pinda Contra o Racismo, a Associação Atlética Ferroviária, pelo projeto Ferroviária Contra o Racismo, e o autor do livro "O Privilégio é Branco", Marcos Samaha, que é considerado um dos destaques nacionais na luta contra o racismo.