Pinda reforça prevenção ao câncer de mama com exames e ações no Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa visa aumentar a conscientização e garantir o acesso a exames que possam prevenir casos mais graves da doença, que é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.
Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Saúde, está reforçando as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, alinhadas à campanha Outubro Rosa. Um dos principais focos da iniciativa é a realização de mamografias bilaterais de rastreamento, essenciais para a detecção precoce de alterações e o rápido encaminhamento para tratamento.
Entre janeiro e setembro de 2024, o município ofereceu 7.882 agendamentos para mamografias. No entanto, 1.398 pacientes (17,74%) não compareceram aos exames e também não notificaram a ausência, o que impactou negativamente a eficiência do serviço. No total, foram realizados 6.484 exames, representando 82,26% da oferta.
Capacidade de atendimento e absenteísmo
A Secretaria de Saúde disponibiliza uma média de 1.000 mamografias por mês. Porém, o índice de absenteísmo ? quando pacientes faltam sem aviso ? tem prejudicado o planejamento dos serviços e comprometido o alcance do programa de prevenção.
Como agendar o exame?
Para realizar a mamografia de rastreamento, é necessário que a paciente tenha uma solicitação médica registrada no Sistema de Regulação do Município (SISREG). O agendamento é feito na unidade de saúde, seguindo uma classificação de risco definida pelo médico, que determina a prioridade do atendimento:
Prioridade Zero (Emergência): Atendimento imediato;
Prioridade 2 (Não urgente): Atendimento para casos não emergenciais;
Prioridade 3 (Eletivo): Casos que podem esperar.
Encaminhamento em caso de alterações
Se o exame de mamografia identificar alguma alteração, a paciente é direcionada para realizar uma ultrassonografia de mama, exame complementar para um diagnóstico mais preciso. Após essa etapa, os resultados são inseridos no Sistema de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), e as pacientes, se necessário, são encaminhadas para tratamento na Rede Hebe Camargo, especializada em oncologia e mastologia.
A campanha Outubro Rosa visa aumentar a conscientização e garantir o acesso a exames que possam prevenir casos mais graves da doença, que é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.