Pindamonhangaba amplia inclusão com atendimento em Libras nos serviços públicos

Município inicia projeto que garante comunicação acessível para a comunidade surda em mais de 50 equipamentos públicos.


Pindamonhangaba deu um passo importante para se tornar uma cidade mais acolhedora para as pessoas com deficiência, especialmente para a comunidade surda. A partir da próxima semana, os equipamentos públicos municipais passarão a contar com atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo que mais pessoas sejam realmente vistas e compreendidas.

A iniciativa, celebrada como uma grande conquista para o município, é fruto de um trabalho conjunto que reflete o compromisso da atual gestão com a inclusão. O prefeito Ricardo Piorino destacou o papel da administração em promover a acessibilidade e a igualdade de acesso aos serviços públicos.

"Nosso papel, como gestão, é garantir que Pindamonhangaba seja uma cidade que acolhe e que não deixa ninguém para trás. A inclusão da comunidade surda com o atendimento em Libras em nossos postos de saúde, na Prefeitura e em outros equipamentos essenciais, é uma prova concreta de que estamos investindo em dignidade. Mais do que um serviço, é um direito que estamos assegurando para que todos os munícipes tenham acesso pleno ao que a cidade oferece. Este é o nosso compromisso com uma sociedade mais justa e acessível para todos", afirmou o Prefeito.

A secretária de Direitos Humanos, Magda Félix, reforçou a visão, destacando que a gestão tem um olhar diferenciado para a inclusão, atendendo a uma solicitação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPCD).

"A Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos celebra junto com vocês esta grande conquista. A gestão municipal, ao oferecer este projeto piloto, garante que a comunidade surda terá melhor acesso aos serviços da Assistência Social, Saúde e todos os demais. É um olhar de responsabilidade e compromisso para a inclusão da pessoa surda no nosso município", disse a Secretária.

O presidente do COMPCD, Pedro de Araújo Cruz, também expressou sua alegria pela concretização do projeto, viabilizado graças a uma emenda impositiva do então vereador e atual subprefeito de Moreira César, Cal.

"É com muita alegria que venho comunicar a vocês que, com o apoio da gestão e a emenda do então vereador Cal, teremos disponível o atendimento de Libras para toda a população surda em todos os equipamentos. O surdo que precisar de atendimento num posto de saúde ou na Prefeitura terá um serviço totalmente inclusivo para se fazer entender e ser compreendido. Agradecemos o empenho que garantiu essa possibilidade de atendimento inclusivo em nosso município", declarou Pedro.

O anúncio foi feito durante reunião no Gabinete do Prefeito, com a presença da intérprete Viviane Galvão, da secretária de Assistência Social, Andrea Barreto, da diretora de Atenção Básica, Débora França, do subprefeito Cal, da diretora de Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência Letícia Souza e da chefe de Gabinete Thais do Carmo, reforçando a união de esforços em prol da acessibilidade.

O atendimento em Libras estará disponível em diversos equipamentos públicos do município, entre eles a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, o Espaço Humano de Identidade, o Paço Municipal, unidades da Assistência Social, diversos CRAS, postos de Saúde, CAPS, PSF e UBS, além de estruturas localizadas no distrito de Moreira César.