Os moradores do bairro Santa Cecília, em Pindamonhangaba, receberão, em 2024, uma nova unidade de saúde. A obra da ESF Santa Cecília começará a ser construída em dezembro sob responsabilidade da empresa Coevo Construtora, por meio de uma parceria público-privada.
A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da obra foi realizada nessa última terça-feira (28), no local onde será construída a unidade, na rua João Maria Pires. O evento contou com a presença do prefeito, Dr Isael Domingues, do vice-prefeito, Ricardo Piorino, da secretária de Saúde, Silvia Mendes, da secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, dos vereadores, Rogério Ramos, José Carlos Gomes - Cal, Felipe Guimarãoe, Julinho Car, Gilson Nagrin, Carlos Moura - Magrão, e dos representantes da empresa Coevo Construtora, Fernando Lemos e Vitor Arantes, além da comunidade do bairro.
O investimento previsto é de R$ 500 mil e a obra tem previsão de início no próximo dia 7 e conclusão até 8 meses. O investimento será uma contrapartida do loteamento que a construtora irá lançar ao lado do bairro Santa Cecília. Para comportar essa ampliação, foi feita essa parceria público-privada.
A nova ESF Santa Cecília terá uma área construída de 252m² e contará com três consultórios médicos, sendo um deles ginecológico, farmácia, salas de imunização, de curativos, de procedimentos, recepção, sanitários, depósito, copa e uma área de reunião.
Outros investimentos
Além da ESF Santa Cecília, a Prefeitura também iniciou neste mês a construção de uma unidade no Maricá/Laguna. Seguem em obras as unidades do Vale das Acácias (que irá ganhar um novo prédio), Terra dos Ipês II, Bela Vista, Campinas e CIAF.
A região do Parque das Nações e Alto Cardoso ganhará uma nova unidade, que será implantada em prédio que abrigava anteriormente a sede administrativa da Secretaria da Saúde. Os bairros Jardim Morumbi e Residencial Mantiqueira receberão suas novas UBS nas próximas semanas.
No total, em 2023, a Prefeitura está investindo quase R$ 10 milhões na revitalização e ampliação de seis unidades e na construção de mais três. O objetivo é ampliar e avançar no atendimento básico da saúde.