A Prefeitura de Pindamonhangaba estabeleceu um Plano Diretor de Tecnologia e Cidade Inteligente para os próximos quatro anos. O objetivo é fazer com que a cidade continue evoluindo como Smart City, característica que tem lhe conferido reconhecimento nacional e internacional pelas certificações recebidas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), dentre as quais as três últimas se referem aos indicadores para Cidades Inteligentes e Resilientes, de acordo com as normas ABNT NBR ISO 37122, ABNT NBR ISO 37123 e ABNT NBR ISO 37120.
O início do Plano Diretor foi estabelecido em um encontro realizado no final de dezembro na Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos da Prefeitura. O secretário da pasta, Danilo Velloso, disse que o plano traz diretrizes e prevê a implantação de novas tecnologias em todas as áreas da cidade, além da criação de um ambiente propício à inovação. De acordo com ele, o planejamento também prevê a criação de uma lei que garantirá a continuidade do projeto mesmo após o fim da gestão atual. A lei obrigará as próximas gestões a manterem e ampliarem as ações previstas no plano.
O prefeito Dr. Isael Domingues afirmou que o plano diretor de Pindamonhangaba é um exemplo de como as cidades brasileiras estão se preparando para o futuro. Para ele, "com o avanço da tecnologia, as cidades inteligentes se tornarão cada vez mais comuns. Queremos também garantia de que o projeto de Pindamonhangaba como 'Cidade inteligente' seja um legado para as futuras gerações. Estamos investindo em tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população e tornar Pindamonhangaba uma cidade mais tecnológica, moderna, inteligente, sustentável, humana e resiliente", projetou o prefeito.