Pindamonhangaba intensifica combate à dengue e alerta para dois novos tipos do vírus

Equipes fazem visitas, bloqueios e nebulização em bairros da cidade.


Agentes de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba atuam nos bairros da cidade nesta semana para intensificar as ações contra a dengue, devido ao período de chuvas e ao registro da circulação dos vírus DENV-2 e DENV-3, que aumentam o risco de formas graves da doença.

As equipes passaram pelas casas para orientar moradores, eliminar criadores e fazer bloqueios de transmissão em áreas com casos positivos. O trabalho incluiu visitas informativas e aplicação de nebulização em pontos estratégicos, com foco na eliminação de locais com parada de água.

Segundo o coordenador do setor de Controle de Vetores, Ricardo da Costa Manso, a participação da população continua essencial para evitar mais casos.
"Estamos operando com bloqueios, visitas casa a casa e nebulização nos pontos com registro da doença. Mas cada morador precisa colaborar, eliminando recipientes que possam acumular água. Com a circulação de novos tipos do vírus, quem já teve dengue corre risco de adoecer novamente em uma forma mais grave", afirmou.

A Prefeitura reforça que pequenos cuidados diários, como tampar caixas d'água, descartar recipientes que possam acumular água e manter quintais limpos, ajudam a prevenir a proteção do mosquito Aedes aegypti.