Pindamonhangaba intensifica combate à dengue em diversos bairros
Na próxima semana, a partir de segunda-feira (24), as ações serão ampliadas para os bairros Cidade Nova, Maria Áurea, Feital e Campinas, além da continuidade dos trabalhos no Araretama, Vale das Acácias e Liberdade.
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do setor de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, intensificou esta semana as ações de combate à dengue nos bairros Araretama, Vale das Acácias, Cícero Prado e Liberdade. As equipes realizaram bloqueios de controle de criadouros e nebulizações residenciais para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.
Na próxima semana, a partir de segunda-feira (24), as ações serão ampliadas para os bairros Cidade Nova, Maria Áurea, Feital e Campinas, além da continuidade dos trabalhos no Araretama, Vale das Acácias e Liberdade. O objetivo é reforçar a eliminação dos criadouros e prevenir novos casos, seguindo um cronograma estratégico para o controle efetivo do mosquito.
As equipes do Controle de Vetores continuarão atuando em 2025, realizando inspeções domiciliares em toda a cidade para identificar e eliminar focos do mosquito. Nos locais necessários, será feita a nebulização, sempre com aviso prévio à população.
O responsável pelo Controle de Vetores, Ricardo Costa Manso, reforçou a importância da participação da comunidade. "A colaboração dos moradores é essencial para o sucesso das ações. Manter os imóveis livres de criadouros é o principal meio de controle do Aedes aegypti e fundamental para a eficácia dos tratamentos químicos. Somente com a participação de todos conseguiremos reduzir a transmissão da dengue e chikungunya em Pindamonhangaba."
A orientação é que a população elimine recipientes que possam acumular água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas, além de permitir a entrada dos agentes de saúde em suas residências para as inspeções.