Pindamonhangaba é uma cidade referência em desenvolvimento e gestão em toda a região. Por isso, o município foi convidado a integrar o Fórum de Políticas Públicas - Conectando os problemas da cidade com os agentes da solução, realizado na sexta-feira, dia 19, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo CREA-SP, na cidade de Taubaté. Pinda foi representada pela secretária de Obras e Planejamento da Prefeitura, arquiteta Marcela Franco.
O evento é o primeiro de uma série itinerante que deve percorrer o Estado de São Paulo nos próximos meses. Nesta edição de Taubaté, as temáticas principais abordadas trataram das questões de mobilidade urbana da região e identificar possíveis respostas a partir das profissões das engenharias, agronomia, geociências, tecnologia e design de interiores. Foram tratados temas como alternativas convencionais e não convencionais de macrodrenagem, soluções de mobilidade de outras cidades que podem servir a região e finanças públicas.
Cerca de 200 pessoas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte participaram do evento. O Fórum apresentou como proposta principal a integração dos 370 mil profissionais registrados no Conselho com a administração pública municipal, amparados pelo apoio técnico e institucional da autarquia.
Para avançar nas iniciativas e sair do âmbito do debate, o Crea-SP promoveu um painel com o Eng. Agr. Johnny Oliveira, atual secretário de Finanças de Caçapava; o Eng. Civ. José Augusto Pinelli, especialista em elaboração de estudos, projetos e gestão dos recursos hídricos e ex-secretário de Obras Públicas e Viação em Campos do Jordão; a Arq. Marcela Franco, secretária municipal de Obras e Planejamento de Pindamonhangaba; e o Arq. Ronaldo Rodrigues da Cunha Filho, diretor de Projetos e Planejamento de Mobilidade Urbana de São José dos Campos.