Pindamonhangaba participa de reunião da Instância de Governança Regional da Mantiqueira Paulista em Monteiro Lobato

Encontro discutiu ações conjuntas para fortalecer o turismo regional e planejar o calendário de atividades para 2026.


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, através do Departamento de Turismo, participou na última quinta-feira (30) da reunião da Instância de Governança Regional (IGR) da Região Turística Mantiqueira Paulista, realizada na cidade de Monteiro Lobato. O encontro reuniu secretários, diretores e gestores de turismo dos municípios integrantes da região.

A reunião teve como objetivo alinhar estratégias conjuntas e fortalecer a integração entre os municípios que compõem a Mantiqueira Paulista. Durante o encontro, foram debatidos temas relevantes, como a participação em feiras promovidas pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur), devolutivas das atividades dos últimos dois meses, propostas para o calendário 2026, aprovação da ata anterior, análise de fichas de projetos do Ministério do Turismo (MTur), planejamento das ações da IGR para 2026 e pautas relacionadas ao Consórcio Intermunicipal da Serra da Mantiqueira (Cisma).

A interlocutora regional, Aline Arantes, e a presidente da IGR, Petronilha Ambrogi de Oliveira, destacaram a importância da presença dos representantes municipais para garantir a efetividade das ações coletivas.

Representando Pindamonhangaba, participaram o diretor de Turismo, Fábio Vieira, e o secretário adjunto de Cultura e Turismo, João Biro. Eles ressaltaram que a integração entre os municípios é essencial para o fortalecimento do turismo regional.

"A participação de Pindamonhangaba é muito importante para que possamos compartilhar experiências e trabalhar em conjunto com os demais municípios da Mantiqueira Paulista", destacou o diretor Fábio Vieira.