Pindamonhangaba promove projeto Confluir com programação sobre dignidade menstrual

Ações incluem exposição, contação de histórias, performance e roda de conversa, abordando a menstruação como tema de educação, arte e cidadania


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove mais uma edição do projeto "Confluir - da menarca à menopausa", em alusão ao mês da dignidade menstrual. A programação teve início nesta terça-feira (20), no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, com a abertura da exposição "Absor[ver]", que ficará aberta ao público até o dia 31 de maio. A iniciativa propõe um novo olhar sobre a menstruação, promovendo a dignidade menstrual por meio da arte e da educação.

Na segunda-feira (26), a Biblioteca do Castolira recebe a contação de história "Menina Lunar", com sessões às 10h e às 15h, voltadas para crianças entre 8 e 12 anos, com vivência em educação menstrual e acessibilidade em Libras.

Encerrando a programação, no sábado (31), às 15h, haverá a performance "Confluências", no Museu, seguida de uma roda de conversa e atividades formativas destinadas ao público a partir dos 16 anos.

A idealizadora e artista Fabiana Fonseca ressaltou que "falar sobre dignidade menstrual é reconhecer que o corpo tem direito à informação, ao cuidado e ao respeito".