Pindamonhangaba realiza etapa histórica de imunização gratuita de cães e gatos

Campanha no Terminal Rodoviário de Moreira César aplicou 647 doses e marcou a primeira oferta gratuita da vacina V11 no município.


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Cepatas, promoveu no último sábado (13) mais uma etapa da campanha de imunização de cães e gatos, realizada no Terminal Rodoviário de Moreira César. A ação contou com grande adesão dos tutores e resultou na aplicação de 300 doses da vacina V11 - destinada exclusivamente a cães - e 347 doses da vacina antirrábica, que protege tanto cães quanto gatos.

Pela primeira vez na história da causa animal em Pindamonhangaba, a vacina V11 foi oferecida de forma gratuita. Esse avanço foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Projeto Antonieta, com recursos arrecadados na barraca do Festival do Tropeiro. A vacina polivalente previne doenças graves como cinomose, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose, entre outras.

Já a vacina antirrábica é aplicada rotineiramente no município desde 2020, após a mudança da campanha anual para a vacinação de rotina determinada pelo Governo do Estado. Em Pindamonhangaba, o Cepatas disponibiliza a imunização contra a raiva durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.

A aplicação foi realizada pela equipe do Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (Cepatas), com apoio de alunos da Unifasc e supervisão técnica. Segundo o órgão, das mil doses da V11 adquiridas pelo Projeto Antonieta, 300 já haviam sido aplicadas na região do Araretama e outras 300 foram destinadas a Moreira César. As doses restantes serão aplicadas em diferentes bairros, ampliando a proteção dos animais.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Patrícia Amadei, destacou a relevância da iniciativa: "Nossa prioridade é garantir que os animais recebam proteção contra doenças graves. Essa parceria tem sido fundamental para ampliar o alcance das vacinas e beneficiar famílias de diferentes bairros da cidade".

Para a diretora do Departamento de Saúde Animal, Andrea Louzada, a cobertura vacinal tem impacto direto na saúde pública. "A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças e garantir qualidade de vida aos animais. O número expressivo de doses aplicadas reforça o compromisso da cidade com o bem-estar animal", afirmou.

A responsabilidade pela aplicação da V11 é do tutor, mas ações como essa fortalecem as políticas públicas de defesa da causa animal, democratizam o acesso e reforçam o compromisso do município com a proteção e bem-estar animal.