Pindamonhangaba reduz custos e aumenta eficiência com 5 Anos de uso da Plataforma 1DOC

A Prefeitura de Pindamonhangaba divulgou um relatório sobre os cinco anos de uso da plataforma 1DOC na gestão pública.


A Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos da Prefeitura de Pindamonhangaba divulgou na última semana um relatório sobre a avaliação da plataforma 1DOC, que completou 61 meses (5 anos e 1 mês) de uso no município. O sistema digital tem se mostrado essencial na modernização dos processos administrativos, contribuindo para a eficiência da gestão pública e a redução de custos.

Desde sua implantação, a plataforma registrou 3.331.571 acessos, a emissão de 3.392.740 documentos e a adesão de 727 setores municipais. Segundo o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Rodrigo Leite, a ferramenta atingiu 73,83% de eficiência, garantindo a realização de tarefas com o mínimo de recursos, tempo e esforço, sem comprometer a qualidade. O nível de engajamento dos usuários chegou a 90,74%, demonstrando a ampla aceitação e comprometimento com a tecnologia.

Como resultado desse desempenho, Pindamonhangaba obteve uma nota 9,82 no grau de excelência, adequação e conformidade, superando em 0,27% a média nacional de cidades de mesmo porte.

Além da eficiência operacional, a plataforma proporcionou uma economia direta e indireta estimada em R$ 48 milhões ao longo dos 61 meses de uso. Esse valor foi obtido principalmente pela eliminação do uso de papel, pastas e impressoras, além da economia com energia, tinta e manutenção.

O secretário Rodrigo Leite enfatizou a importância da digitalização na administração pública: "São parâmetros que ressaltam a importância de implantar opções tecnológicas, reduzindo custos, gerando mais eficiência e agilidade nos processos e melhorando a vida dos cidadãos e as condições de trabalho dos funcionários. Essas iniciativas contribuem para Pindamonhangaba se consolidar cada vez mais como uma Cidade Inteligente."