Pindamonhangaba reforma abrigo de transmissão no Pico do Itapeva para implantação de canais de TV e Rádio

Obra integra programa federal e permitirá transmissões de rádio e TV do município e da Câmara.


A Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou, nesta semana, a reforma do abrigo e da torre de transmissão que atenderão as futuras estações públicas de rádio e televisão da cidade. As melhorias estão sendo realizadas no Pico do Itapeva, onde ficam algumas das principais torres de comunicação da região, incluindo instalações de emissoras nacionais e antenas de telefonia.

O espaço servirá para abrigar os equipamentos de transmissão da TV e Rádio da Prefeitura e da TV da Câmara Municipal, ampliando a capacidade de comunicação pública no município.

Obra segue normas federais

Os serviços estão sendo executados pela Secretaria de Serviços Públicos e seguem orientações técnicas do Governo Federal, por meio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo o diretor de Rádio e TV, Odirley Pereira, a reforma básica deve ser concluída até a próxima semana, quando Pindamonhangaba receberá técnicos do Ministério das Comunicações e de uma empresa especializada em engenharia de telecomunicações. Após a inspeção e análise técnica, serão realizadas as etapas finais do projeto.

Expansão da comunicação pública

O secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, destacou que a implementação dos canais integra a adesão de Pindamonhangaba ao Programa Brasil Digital, que concedeu ao município o direito de operar transmissões públicas em rádio e TV.

De acordo com ele, os novos canais terão papel fundamental na divulgação de ações educativas, serviços de utilidade pública, audiências e fóruns sociais, além de permitir maior transparência com transmissões de prestação de contas da administração municipal.

Pió reforçou que o objetivo é ampliar o acesso da população à informação de qualidade: "Os canais vão facilitar e melhorar a vida dos moradores, cumprindo o compromisso da gestão do prefeito Ricardo Piorino em aproximar o cidadão das ações do poder público".