Pindamonhangaba registra 75 denúncias de descarte irregular de entulho, mas identifica apenas dois infratores
Para que a punição seja aplicada, é necessário que a denúncia contenha foto ou vídeo que mostre a placa do veículo (carro, moto, caminhonete, caminhão) ou o logotipo da empresa responsável pelo descarte irregular.
Desde a semana passada, quando a Prefeitura de Pindamonhangaba lançou um novo canal de denúncias pelo WhatsApp (12) 3644-5600, o município recebeu 75 registros de descarte irregular de entulho. No entanto, apenas duas denúncias levaram à identificação e multa dos infratores.
Para que a punição seja aplicada, é necessário que a denúncia contenha foto ou vídeo que mostre a placa do veículo (carro, moto, caminhonete, caminhão) ou o logotipo da empresa responsável pelo descarte irregular.
Casos que resultaram em multa
Um dos flagrantes ocorreu no bairro Castolira, onde um morador registrou um homem descartando entulho na rua Pastor José Martins de Freitas, um dos pontos críticos da cidade. Com a placa identificada, os fiscais acionaram a Secretaria de Mobilidade e Trânsito, que localizou o proprietário da motocicleta. O infrator foi multado em R$ 2.610,10, conforme prevê a Lei Complementar 77/2023.
O segundo caso aconteceu no Goiabal, enquanto uma equipe da prefeitura realizava a limpeza da região. Um homem foi flagrado descartando entulho de uma caminhonete e, com a identificação da placa, ele também foi autuado.
Importância da Identificação
A placa do veículo ou adesivo da empresa é fundamental para que a prefeitura consiga autuar os infratores. Caso esses dados não sejam informados, a limpeza do local será feita conforme a programação das equipes, mas sem aplicação de multa.
"Basta fazer a denúncia, que imediatamente acionamos as nossas autoridades e vamos localizar e punir os infratores. Queremos manter a cidade limpa e precisamos da ajuda da população", destacou o secretário adjunto de Administração, João Gontijo.
Limpeza em diversos bairros
De acordo com um relatório da Secretaria de Governo e Serviços Públicos e da Subprefeitura de Moreira César, em 2025 já foram realizadas ações de limpeza em bairros como Alto Cardoso, Castolira, Cidade Nova, Morumbi, Goiabal, Cícero Prado, Vila São João, entre outros.
Em 2024, a prefeitura removeu 60 mil toneladas de lixo e entulho, o que gerou um custo de cerca de R$ 3 milhões aos cofres públicos. Para 2025, a administração municipal segue com os trabalhos e reforça a orientação para que os moradores utilizem um dos 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que funcionam todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos.