Ponte na zona norte de São José dos Campos será interditada para reforço e manutenção
Reforço e recuperação da ponte da Estrada Frederico Ozanan, na zona leste; a partir desta quinta (24), a manutenção será em ponte do Freitas, na zona norte
Com o objetivo de garantir mais segurança para motoristas e pedestres, a Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta quinta-feira (24) os serviços de recuperação e reforço da ponte de madeira da Travessa Freitas, no bairro dos Freitas, na zona norte.
O trabalho, que será realizado pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade, consistirá nas trocas dos corrimãos e dos forros do assoalho.
A ponte será interditada na quinta, mas o tráfego deverá ser liberado no final do mesmo dia.
A previsão é de que todos os trabalhos estejam concluídos até o próximo sábado (26).
Passarela
Serviço semelhante será realizado a partir da próxima segunda-feira (28) na passarela de madeira da Travessa 1, no Bairrinho, na zona leste, que a partir desta data ficará interditada para passagem de pedestres.
No local, serão substituídas as longarinas e as tábuas do assoalho, assim como os corrimãos.
A previsão é de que todos estes serviços estejam concluídos até o próximo dia 1º de fevereiro, quando a passarela será liberada aos pedestres.
A passarela tem importância estratégica na região leste, já que é uma das ligações entre os bairros Novo Horizonte e Santa Lúcia.
Frederico Ozanan
Até o início de fevereiro, a Prefeitura concluirá os serviços de recuperação e reforço da ponte da Estrada Municipal Frederico Ozanan, na região leste. O último trabalho no local será a implantação do novo asfalto.
A antiga estrutura de madeira já foi substituída por tubulações de concreto, garantido mais segurança aos motoristas e pedestres e mais fluidez ao tráfego na estrada, que interliga cerca de 40 bairros das zonas leste e sudeste.
A ponte foi ampliada, passando de 4 para 6 metros de extensão, e também duplicada, de 4 para 8 metros de largura.
Já as extremidades das tubulações de concreto implantadas foram reforçadas com um sistema feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente. No local, estão sendo implantados 32 metros de gabiões. O objetivo é evitar futuras erosões.
Monitoramento
A Prefeitura tem monitorado constantemente as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.