Ponto de Cultura Velhus Novatus abre vagas para oficinas culturais gratuitas em São José dos Campos

Projeto Caminhos da Cultura oferece atividades de formação artística, oficinas de carnaval e capacitação cultural em bairros periféricos e rurais.


O Ponto de Cultura Velhus Novatus abriu vagas para oficinas gratuitas de Capoeira Angola, Construção de Bonecões e Elaboração de Projetos e Produção Cultural em São José dos Campos. As atividades integram o projeto "Caminhos da Cultura", que promove ações culturais ao longo do ano com foco na formação artística, inclusão social e acesso à cultura.

O projeto contempla diferentes faixas etárias e leva atividades para bairros rurais e periféricos do município, incluindo oficinas, cineclubes, exposições e apresentações culturais. A iniciativa é financiada pela Lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, com apoio do Governo do Estado de São Paulo.

Durante o mês de fevereiro, crianças e adolescentes participam da oficina Capoeira Angola, que apresenta a história e a importância dessa manifestação como patrimônio cultural afro-brasileiro. As aulas desenvolvem coordenação motora, consciência corporal e expressão artística e são ministradas pelo Mestre Sidney Reis, fundador do Grupo Capoeira Angola Ubuntu. Os encontros acontecem aos sábados, a partir das 8h30, na Vila do Rhodia, com inscrições feitas no local.

Até o período do carnaval, o projeto também realiza a oficina Construção de Bonecões, voltada para pessoas a partir de 12 anos. Os participantes aprendem a técnica do empapelamento para a criação de bonecões, burrinhas, cabeçorras, boizinhos e bonecos de vara. As aulas são coordenadas pela bonequeira Vivian Rau, e os materiais produzidos integram os cortejos do Bloco Uai Folia, durante a programação de carnaval em São José dos Campos. Não é necessário fazer inscrição prévia.

No distrito de São Francisco Xavier, o projeto promove a oficina Elaboração de Projetos e Produção Cultural, voltada a artistas, produtores e interessados em elaborar projetos para editais e leis de incentivo. As aulas serão ministradas pelo produtor, jornalista e especialista em Gestão Cultural Ricardo Salem, com início previsto para março.