Uma carga especial de café começa a ser embarcada nesta segunda-feira (11) pelo Porto de São Sebastião em direção ao porto de Le Havre, na França. São cerca de 400 toneladas de cafés especiais, cultivados no Brasil com as melhores técnicas de sustentabilidade, por produtores de diversos pontos do país. Outra novidade é que o transporte será feito por um cargueiro à vela, recém-construído na França.
A operadora é a empresa Seaforte, numa parceria entre a FAFCoffees, a Belco e a TOWT, que fazem a primeira exportação de café especial para Europa neste tipo de barco, sem motor e com energia solar, trabalhando com emissão zero de carbono e sem poluir o oceano.
Serão 700 pallets com 14 sacas de café em cada pallet, totalizando 9.800 sacas.
O café brasileiro está sendo transportado a velas, a fim de compor toda uma cadeia de sustentabilidade, em que o transporte marítimo também oferece essa garantia de redução da emissão de poluentes.
Trata-se de café verde, que será torrado e moído na Europa, dentro de altos padrões de qualidade, integrando um mercado cada vez maior, que busca produtos com alto nível de preservação ambiental em toda a cadeia produtiva e com total rastreabilidade desde a origem do produto.
Serão embarcados também alguns pallets contendo semente de cacau brasileiro, para a indústria europeia de chocolates.
A embarcação
A embarcação Artemis tem comprimento total de 81 metros, largura de 12 metros. O prazo de viagem é estimado em 20 dias e a embarcação segue com uma tripulação de pelo menos oito pessoas.
O navio Artemis deve atracar no Porto de São Sebastião já na segunda-feira (11) quando começa a operação de carregamento. A partida em direção à Europa (França) está marcada para as 12h de quinta-feira (14).