Motoristas que trafegam pela Via Dutra entre São Paulo e Rio de Janeiro têm à disposição descanso seguro e gratuito de até 12 horas no Ponto de Parada e Descanso (PPD) da RioSP, localizado no km 95 da pista sentido Rio de Janeiro, em Pindamonhangaba.
Em seu primeiro ano de funcionamento, o espaço recebeu 100.700 veículos, com média de mais de 8 mil por mês. Entre os veículos que mais utilizaram o local estão caminhões de carga seca, frigorífica, baú e tanque, principalmente de clientes em viagens de longa distância ou deslocamentos pelo Vale do Paraíba.
A estrutura, com quase 67 mil m² - a maior em operação em uma rodovia federal - oferece sala de descanso com TV e espreguiçadeiras, refeitório equipado com micro-ondas e pias, banheiros com chuveiros, lavadora e secadora de roupas, bebedouro, fraldário e 120 vagas para caminhões de diferentes tamanhos, incluindo espaço com ponto de energia para veículos frigoríficos. Ao lado do PPD, há ainda um posto de serviço com restaurante e conveniência.
Além do PPD de Pindamonhangaba, a RioSP inaugurou neste ano uma estrutura semelhante no km 319,600 da pista sentido Rio de Janeiro, em Itatiaia (RJ). "Os motoristas têm duas opções de descanso durante seu deslocamento na Via Dutra. Nesses espaços, oferecemos um local seguro e confortável para esses profissionais que são responsáveis por transportar diferentes cargas pelo país. Vale relembrar que o descanso é fundamental para que todos cheguem com segurança ao seu destino", afirma Ademir Pereira, coordenador de Operações da RioSP.
Durante o primeiro ano, melhorias foram implantadas para aprimorar a experiência dos motoristas, como lavanderia com máquinas lava e seca, loja de acessórios para veículos e serviço de troca de óleo 24 horas, realizados por empresas terceirizadas.
Para comemorar o aniversário de um ano do PPD, a concessionária promoveu no dia 21 de agosto, em parceria com o Graal, a Secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba e a Polícia Rodoviária Federal, ações de bem-estar e conscientização. Mais de 60 motoristas participaram de café da tarde e tiveram acesso a serviços de saúde, como teste de glicemia, aferição de pressão, auriculoterapia, massagem e corte de cabelo.