19 praias monitoradas classificadas como impróprias para banho em Ilhabela

A poluição está associada à chuva e fata de saneamento


Ilhabela está com todas as praias monitoradas classificadas como impróprias para banho. O balanço foi divulgado na quarta-feira (30) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). As 19 praias estão sinalizadas com bandeira vermelha.

De acordo com a Cetesb, a piora nas condições de balneabilidade das praias no arquipélago está associada às chuvas intensas desde novembro até agora. Com a chuva, são levados para o mar o esgoto não coletado e detritos jogados no solo.

A companhia também apontou que a ocupação em áreas irregulares, com consequente lançamento irregular de esgoto em curso d'água, contribuem para a poluição marinha.

Com menos da metade do esgoto produzido no município coletado, o lançamento de resíduos no mar é agravado durante a temporada pela "população flutuante". Em nota, a Cetesb informou que durante o verão, o aumento de turistas contribui negativamente nas condições de balneabilidade.

A cidade tem cerca de 40 mil habitantes, mas durante as festas de fim de ano, recebeu cerca de 140 mil turistas. Na primeira semana de janeiro, apenas uma das praias monitoras estava própria para banho.

A prefeitura está trabalhando para a resolução do problema, montando uma comissão para fiscalizar, monitorar e tomar todas as medidas legais para coibir lançamentos clandestinos de esgotos, principalmente em locais onde não exista ainda sistema público de coleta e tratamento. De acordo com a lei, a disposição do esgoto é de responsabilidade dos proprietários.

Além comissão de fiscalização, medidas a longo prazo estão em andamento, a regularização fundiária e implantação de redes de coleta, elevatórias e cinco estações de tratamento de esgoto.

O relatório da Cetesb aponta que outras 20 praias estão sem condições para banho no litoral norte de São Paulo, além das 19 monitoradas em Ilhabela.

Em São Sebastião, dez praias estão classificadas como impróprias: São Fancisco, Pontal da Cruz, Ponto Grande, Arrastão, Deserta, Preta do norte, Saí, Uma e Boracéia (em dois trechos).

Já em Ubatuba, são oito praias: Picingaba, Félix, Perequê-Açu, Perequê-Mirim, Lázaro, Toninhas, Iperoig e Itaguá (em dois pontos). Em Caraguatatuba, estão com bandeira vermelha as praias Indaiá e Prainha.