De acordo com o último relatório emitido pela Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), o litoral norte do estado está com 50 praias impróprias para banho, neste período de alta temporada.
Entre as praias listadas, estão alguns destinos populares, como Martim de Sá e Itamambuca, em Ubatuba. A indicação é que os turistas não utilizem essas praias para banho de mar. Ilhabela está com quase todas as praias consideradas impróprias para banho, sendo uma única liberada, que é a praia do Pinto.
Entre os fatores que colaboram para a poluição das praias na região está a alta procura, com milhares de turistas que descem para o litoral nesta época do ano, e a falta de tratamento do esgoto integral nas cidades.
Veja a lista das praias que devem ser evitadas:
Ilhabela
Armação Sino Viana Barreiros Sul Engenho D'água Itaguaçu Ilha das Cabras Feiticeira Grande Veloso Siriúba Barreiros do Norte Saco da Capela Itaquanduba Perequê Portinho Julião Curral
São Sebastião
Pontal da Cruz Porto Grande Baleia Preta Borocéia Arrastão Deserta Preta do Norte Boiçucanga Camburi Saí Una Borocéia - Rua Cubatão
Ubatuba
Rio Itamambuca Tenório Enseada Perequê-Mirim Lázaro Dura Maranduba Itamambuca Iperoig Itaguá Toninhas Santa Rita
Caraguatatuba
Porto Novo Centro Martim de Sá Palmeiras Indaiá Tabatinga - Rio Tabatinga