O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, realizou na manhã dessa segunda-feira (06/01) uma visita técnica ao Hospital Regional (HR), localizado no bairro Pontal Santamarina, próximo ao Serramar Shopping.
O encontro reuniu prefeitos do Litoral Norte, diversas autoridades, além de vereadores e secretários municipais. Dentre eles estavam os representantes do Instituto Sócrates Guanaes, responsável pela gestão do Hospital.
A visita foi guiada pelo engenheiro responsável pela obra, Klaus Wilhelm e pela representante da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Maria Cristina Gomes.
De acordo com o prefeito Aguilar Junior, a visita técnica reforça o compromisso do município em investir a favor da saúde.
"Essa é mais uma das grandes conquistas em favor da saúde. É mais uma obra que atenderá toda a população. Não se limita apenas a Caraguatatuba, mas também todas as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Esse é nosso objetivo, salvar vidas atribuindo o máximo de amor e eficiência", anunciou.
Os visitantes puderam conhecer todos os setores do hospital. Todo o planejamento está sendo realizado por etapas e boa parte da obra já está praticamente finalizada. A previsão é que a partir de março o Hospital Regional seja inaugurado e entre em funcionamento.
Segundo a diretora administrativa do Instituto Sócrates Guanaes, Aline Oliveira, a equipe trabalha para atender de forma humanizada e eficiente à população que mais precisa e merece, conforme defende o fundador e diretor-presidente do Instituto Sócrates Guanaes, Dr. André Guanaes, e em alinhamento à missão do Instituto, que é 'cuidar e salvar vidas'.
"Após a inauguração, as atividades serão implantadas de forma gradativa, tendo início pelos atendimentos ambulatoriais. Essa etapa é o momento de prover a organização e planejamento, principalmente no que se refere a aquisição de equipamentos clínicos e mobiliário. É uma enorme satisfação participar desse momento tão importante", anunciou.
Sobre o chamamento de funcionários, Aline destacou a vontade de concentrar as contratações na região. "Também será iniciado o processo de seleção de pessoal. Essa etapa, inclusive, é realizada pelos meios legais e será amplamente divulgada na região".
Os procedimentos para participar das seleções devem ser divulgados em breve.
Estrutura
Com uma área construída de mais de 7 mil m², seis pavimentos e um terreno de mais de 28 mil m², o Hospital Regional conta com nove salas de cirurgia e 220 leitos - 186 leitos operacionais distribuídos em 48 de clínica médica, 48 de clínica cirúrgica, 25 de ortopedia e traumatologia, 25 de neurocirurgia e 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de 16 leitos de Day Clinic e 20 leitos de Pronto-Socorro.
Essa conquista é resultado de um investimento de R$ 188 milhões do Programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Anexo ao Hospital Regional, as obras para ala de Quimioterapia e Radioterapia seguem a todo vapor. A previsão é que ela esteja em funcionamento até o final deste ano.
"Essa parte foi um pedido meu, pessoal, e é bom saber que em breve nossos pacientes não vão mais precisar se deslocar para distâncias longas. Eles já sofrem com a doença e todo o tratamento, por isso, poder dar a eles um pouco mais de conforte é muito importante", finalizou o prefeito Aguilar Junior.