Os prefeitos Mateus Silva (Caraguatatuba), Reinaldinho Moreira (São Sebastião) e Flávia Pascoal (Ubatuba) e os secretários municipais de turismo das quatro cidades do Litoral Norte participaram, na última sexta-feira (10/1), de uma reunião com secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, em Caraguatatuba. O objetivo do encontro foi debater o fortalecimento do turismo regional.
Além da reunião, eles estiveram juntos em um almoço oferecido pelo prefeito de Caraguá, Mateus Silva, em um restaurante na avenida da praia. A iniciativa reforçou a importância da integração regional para alavancar o setor, que é um dos pilares da economia local. Cada liderança teve a oportunidade de apresentar os projetos e desafios prioritários de seus municípios.
Mateus Silva destacou a importância do diálogo e da cooperação entre os municípios vizinhos. "Nosso litoral tem um potencial turístico extraordinário, por isso a importância de ações planejadas em conjunto, respeitando as especificidades de cada cidade. Projetos como o turismo náutico, por exemplo, precisam de uma abordagem integrada para trazer benefícios reais para toda a região", enfatizou o prefeito.
O secretário Roberto de Lucena destacou o papel estratégico do turismo para o desenvolvimento regional e reforçou o compromisso do Governo do Estado em assegurar a continuidade dos convênios existentes. "A sinergia entre municípios e estado é essencial para que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e os projetos tragam resultados concretos", afirmou. Lucena estava acompanhado de Aline Bernardo, diretora do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) e detalhou os trâmites administrativos necessários para a liberação de recursos.
A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Bianca Colepicolo, falou sobre três projetos com verba do Dadetur e contrapartida do município discutidos durante a reunião. Entre eles, a obra do Complexo do Mirante do Camaroeiro, inaugurada recentemente pela gestão anterior, mas que segundo a nova gestão, já apresenta problemas estruturais.
O prefeito de Caraguatatuba ainda acompanhou o secretário em visitas técnicas às obras do Complexo do Mirante do Camaroeiro e ao enrocamento da foz do Rio Juqueriquerê, inauguradas na gestão passada com verbas do Dadetur e que, conforme apontou, apresentam problemas estruturais ou estão inacabadas. "Fizemos questão de mostrar ao secretário Lucena o que foi feito com os recursos públicos. Erros de planejamento e decisões precipitadas, muitas vezes tomadas apenas para incluir nomes em placas de inauguração, prejudicam nossa cidade. Não compactuamos com essa prática e vamos trabalhar incansavelmente para que isso não volte a ocorrer em nosso município", afirmou Mateus Silva.
O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, também falou sobre diversos temas que devem ser tratados de forma regional. "Temos a questão do destino final do lixo - um aterro regional ou uma usina. Tratar a segurança pública, com maior efetivo presente. O custeio da saúde na temporada", citou o prefeito. "Conversamos sobre a questão da chegada da rodovia, o governador agora autorizou um aditivo para que os caminhões cheguem direto ao porto e não passem pelas ruas do centro", completou.
O encontro contou com ainda com a presença dos vice-prefeitos Sérgio Braz (Caraguatatuba), José Reis (São Sebastião), do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Antonio Carlos Junior e dos vereadores Gislaine Oliveira (Dra. Lalá), Elizeu Onofre (Ceará da Adega) e José Eduardo (Duda Silva); vereadores sebastianenses Henriana Lacerda e Diego Nabuco e secretários municipais da região.