Prefeitura adquire máquinas trituradoras que preservam o meio ambiente

Sebastianenses podem agendar os serviços de podas urbanas pelas regionais municipais


Com o intuito de promover e agilizar os serviços de limpeza urbana, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), através das sete regionais Costa Norte, Centro, Topolândia, Maresias, Boiçucanga, Juquehy/Barra do Una e Boraceia, presta atendimento ao munícipe que queira agendar o serviço de podas urbanas.

Para a execução dos trabalhos são utilizadas três picadeiras que geram economia ao município, diminuindo o volume de transporte de resíduos sólidos provenientes das podas, limpezas e abertura de vias, além de evitar o descarte irregular, preservando o meio ambiente. Os galhos e folhas são transformados em pequenos fragmentos que podem ser aproveitados para a produção de matéria orgânica (compostagem), distribuída gratuitamente aos agricultores locais cadastrados na Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM).

Entre setembro do ano passado e abril deste ano, a aquisição das três máquinas trituradoras, adequadas para moer troncos de até 30 centímetros de diâmetro, ocorreu pelo projeto de Gestão Sustentável dos Resíduos de Podas de São Sebastião, por meio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM).

Uma equipe da SESEP também atende, especificamente, os chamados direcionados a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e Defesa Civil em áreas de preservação ambiental e de risco, que envolvem processos técnicos e legislação.

Para que sejam feitos os agendamentos dos serviços de podas urbanas, o morador deve entrar em contato com a Regional de abrangência do bairro, por telefone, ou pessoalmente. A Regional Juquehy/Barra do Una presta os serviços, preferencialmente, às quintas-feiras, mas os atendimentos também podem ser agendados em outros dias da semana.

O horário de atendimento das regionais é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.