Prefeitura assina novo contrato de Transporte Público; confira as mudanças que serão implantadas

Após 18 anos sem licitação


A Prefeitura de Pindamonhangaba assinou o novo contrato com a empresa Viva Pinda, vencedora da licitação para explorar os serviços de transporte público no município. Desde 2019, a Prefeitura vem tentando a implantação de um novo contrato e após questionamentos do Tribunal de Contas e o período de pandemia foi possível finalizar o processo licitatório.

A última licitação para o transporte público realizada pelo município aconteceu em 2004, desde então, nenhuma administração realizou novo processo, mesmo o Tribunal de Contas do Estado tendo julgado o contrato irregular em 2010. A gestão 2013/2016 realizou a prorrogação do contrato em 2014 e 2015 sem realizar o processo licitatório.

Desde 2017, a nova administração municipal vem trabalhando para realizar outra concorrência. "Realizamos audiências públicas para ouvir a população e contratamos uma empresa especializada que desenvolveu estudos para construção do novo termo de referência para a licitação", explicou o secretário de Segurança, Fabrício Pereira, gestor do contrato.

Em 2021, em uma das tentativas a licitação foi fracassada, sem a participação de nenhuma empresa. Reaberto em 2022, apenas a empresa Viva Transporte Coletivo apresentou proposta e com a assinatura do novo contrato prossegue a exploração dos serviços, por 15 anos, agora com nova modelagem
Dentro da proposta apresentada, está prevista a renovação da frota com previsão para implementação nos primeiros meses do ano.

A empresa também irá trabalhar com uma reformulação de linhas e novas tecnologias de controle das operações e aplicativos que facilitarão o serviço de transporte aos usuários do sistema.

Novo valor da passagem
A passagem de ônibus do transporte coletivo municipal de Pindamonhangaba está congelada desde 2019 e agora, o valor de R$ 4,40 sofrerá correção com o novo contrato. A partir deste domingo, 1º de janeiro de 2023, o valor passará para R$ 5,50.

A prefeitura estuda a possibilidade de redução desse valor, através de um projeto que precisa de autorização legislativa para subsdiar o custo da tarifa, uma vez que o valor atual é pago em sua totalidade pelo passageiro no município. "Estamos aguardando o fechamento do Orçamento deste ano para analisar os números e em breve já iremos divulgar qual será o subsídio", informou o prefeito Dr. Isael Domingues.

Confira as mudanças que serão implantadas gradativamente com o novo contraro e que serão amplamente divulgadas pela Comunicação da Prefeitura
- Implantação da nova linha Vale das Acácias - Centro, que passará pelo bairro do Feital
- Ampliação da linha Cidade Nova que será estendida da região central até o bairro Bem Viver/Araretama
- Ampliação da linha Moreira/Vale das Acácias até o Araretama em diversos horários
¬- Implantação de inovações tecnológicas como GPS e aplicativos
- Implantação de nova frota de ônibus e sistema de monitoramento
- Implantação de sistema de transporte por demanda com tarifas e rotas flexíveis

Os estudos das novas linhas foram feitos com o intuito de atender toda população em sistema de integração com laço de recobrimento na área central de até 2 km, que permitirá atendimento ao usuário dentro dessa área pelo sistema, sendo que nenhuma caminhada de transposição ou integração seja maior do que 300 metros.