Prefeitura de Pinda avança nas obras da nova pista de atletismo do João do Pulo

Além da pista de tartan, o projeto inclui a instalação de equipamentos homologados pela Confederação Brasileira de Atletismo, como gaiolas para arremesso, caixas de areia para salto e espaços para arremesso de peso.


As obras da nova pista de atletismo do Centro Esportivo João Carlos de Oliveira, o "João do Pulo", em Pindamonhangaba, entraram em uma nova fase esta semana com a execução da sub-base da pista. A etapa está sendo realizada com brita graduada e será seguida pela aplicação de uma base de asfalto, antes da colocação do piso esportivo.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba, Everton Chinaqui, a pista contará com uma base de borracha natural conhecida como tartan, certificada pela World Athletics/IAAF. "Esta é a fase final de preparo antes da aplicação do tartan, um composto que permitirá a certificação internacional Classe 2 da IAAF, possibilitando a realização de competições oficiais de diversas modalidades olímpicas", afirmou o secretário.

A pista terá medidas oficiais, com oito raias de 400 metros, e abrigará competições de corridas, saltos, lançamentos e arremessos. Com um investimento de R$ 5,8 milhões, a obra, realizada pela empresa Playpiso Pisos Esportivos LTDA, contempla uma área total de 6.934,17 m².

O vice-prefeito Ricardo Piorino ressaltou a importância do projeto para o esporte local. "Este é um dos maiores investimentos em infraestrutura esportiva no Brasil. Com esta nova pista, Pindamonhangaba se tornará um polo de destaque no atletismo, permitindo que nossos atletas treinem em condições de excelência", declarou.

Durante visita do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Leandro Motta Campos, o prefeito Dr. Isael Domingues reafirmou o compromisso do município com o esporte e a memória do atleta João Carlos de Oliveira. "Esta pista é um símbolo do legado esportivo de João do Pulo e demonstra nosso esforço para fortalecer a infraestrutura esportiva da cidade", disse o prefeito.

Além da pista de tartan, o projeto inclui a instalação de equipamentos homologados pela Confederação Brasileira de Atletismo, como gaiolas para arremesso, caixas de areia para salto e espaços para arremesso de peso. A conclusão das obras promete elevar o patamar do atletismo na cidade e revelar novos talentos.