Uma ação integrada entre secretarias municipais da Prefeitura de Pindamonhangaba reduziu em 57% o número de buracos em vias públicas da cidade desde o início deste ano. O trabalho consiste em dar agilidade à manutenção das ruas e avenidas, contribuindo para o bem-estar da população.
Com a parceria entre Secretaria de Governo e Serviços Públicos e a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos, uma empresa especializada utiliza carro com câmera com inteligência artificial para análise das vias de trânsito em tempo real, a fim de identificar ocorrências que necessitam de intervenção da administração municipal para correção, como buracos, asfalto irregular, falta de sinalização, veículo abandonado, entre outras situações.
A implementação dessa ferramenta possibilita a otimização do tempo e dos recursos internos além de agilizar as ações, um dos princípios de Cidade Inteligente, título auditado pela ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas).
Segundo ele, atualmente o município conta com uma equipe própria de servidores que atua no Tapa Buraco e uma outra equipe de empresa terceirizada especializada. O objetivo é otimizar nosso pessoal e formar duas equipes de servidores para agilizar ainda mais o tempo de resposta.
Segundo ele, o automóvel se utiliza de inteligência artificial e é equipado com recursos tecnológicos de última geração, que mostram pontos críticos e indicam futuros problemas, visando agilizar a identificação e rápida solução por parte da Prefeitura.
Além do investimento no Tapa Buraco, a Prefeitura de Pindamonhangaba também está investindo no Recapeamento Asfáltico visando modernizar o pavimento e trazer melhor qualidade de mobilidade para os motoristas e ciclistas que utilizam a via pública. Nos últimos meses mais de 150 ruas e avenidas estão recebendo o recapeamento num investimento de R$ 22 milhões que irá melhorar mais de 50 quilômetros de ruas e avenidas.