A Prefeitura de Pindamonhangaba emitiu um alerta à população sobre falsas mensagens que estão circulando, envolvendo alegações de irregularidade no alvará de funcionamento e cobranças de impostos. Nos últimos dias, golpistas têm utilizado o nome da Prefeitura para enviar e-mails fraudulentos solicitando a regularização de alvarás ou o pagamento de tributos em atraso.
A população deve estar atenta ao remetente dos e-mails, pois estes não são enviados pela Prefeitura, mas por domínios particulares completamente diferentes dos e-mails oficiais. Os golpistas se utilizam de nomes fictícios de funcionários e de setores da Prefeitura, e embora os e-mails contenham dados pessoais dos destinatários, o que pode gerar a impressão de que são comunicações oficiais, é importante conferir as informações com cautela. Além disso, em alguns casos, o brasão presente nos e-mails não é o oficial da Prefeitura.
O secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos da Prefeitura, Rodrigo Leite, orientou a população a verificar o nome do autor da mensagem e a não clicar em links que podem ser maliciosos ou conter vírus. "Todos os e-mails da Prefeitura terminam com '@pindamonhangaba.sp.gov.br' e, neste momento, o único e-mail utilizado para comunicações não solicitadas pelos munícipes é relacionamento@pindamonhangaba.sp.gov.br, além de mensagens de movimentação ou resposta de pedidos pelo 1doc.com.br. Quem entrou em contato com a Prefeitura pode receber e-mails do setor correspondente ao seu pedido, mas sempre com o domínio oficial '@pindamonhangaba.sp.gov.br'", destacou o secretário.
Rodrigo Leite ainda reforçou a recomendação para que, em caso de suspeita de e-mail falso, a pessoa delete imediatamente a mensagem. Caso haja dúvida quanto à veracidade do conteúdo, a orientação é entrar em contato diretamente com o setor responsável da Prefeitura.