O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Pindamonhangaba divulgou medidas para controlar a disseminação de novos casos do vírus no município.
O objetivo é combater a aglomeração, desestimular a realização de encontros de grande proporção além de reforçar as medidas sanitárias entre a população.
Para isso, o município recomenda a não realização de atividades sociais que gerem concentração de pessoas como grandes festas, baladas e shows com público em pé, ou que seja realizada dentro das normas definidas pelo Governo do Estado que permite lotação de até 70% da capacidade do espaço.
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura manteve para esse ano como virtual a realização do tradicional Festival de Marchinhas e ressalta que nunca foi prevista programação de eventos carnavalescos para 2022, não realizando contato e contratações de blocos carnavalescos e atrações musicais.
"Estamos pedindo para cada munícipe a responsabilidade pessoal neste momento que a nova variante Ômicron vem elevando o número de casos. Na comparação dezembro x janeiro o aumento está sendo na faixa de 800%. Nossa Secretaria de Saúde está atenta, estamos retomando o gripário anexo ao PS, buscando não faltar testes, porém, a conscientização popular é importante nesse momento", afirmou o prefeito Dr. Isael.
Somente nos 20 primeiros dias de janeiro o município contabilizou 2.668 novos casos e 5 óbitos contra 180 novos casos e 4 óbitos durante todo o mês de dezembro do ano passado.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população deve intensificar a vacinação e doses de reforço contra a Covid-19, manter o uso obrigatório de máscaras na comunidade, higienizar frequentemente as mãos, praticar etiqueta respiratória e que seja evitada qualquer tipo de aglomeração onde não se possa ter controle sanitário seguro.