Prefeitura de Pindamonhangaba inicia planejamento do Natal 2025 com foco em parcerias e equilíbrio fiscal

Primeira reunião definiu propostas iniciais, incluindo reaproveitamento de decorações, retomada de parcerias e programação especial com desfiles, cinema sustentável e atrações culturais.


Na tarde de quinta-feira (25), a Prefeitura de Pindamonhangaba realizou a primeira reunião de planejamento para o Natal 2025, contando com a presença de diversos gestores municipais: o secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió; a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna; o secretário adjunto de Comunicação e Eventos, Ricardo Flores; o secretário adjunto de Cultura e Turismo, João Biro; o secretário adjunto de Administração, Danilo Homem de Melo; a diretora de Comunicação, Fernanda Munhoz; o diretor de Cultura, Paulo Faria; e a diretora de Administração, Soleane Isidoro.

Diante do desafio orçamentário imposto pelo Decreto nº 6.902/2025, que estabelece limitação de empenho e restrições financeiras para garantir equilíbrio fiscal, a prefeitura reafirmou seu compromisso de realizar os eventos natalinos por meio de parcerias.

Durante a reunião, foram definidas propostas iniciais, entre elas utilizar decorações em fibra de vidro adquiridas no ano anterior ? como o avião do Papai Noel, o letreiro "HoHoHo" e as renas ? para reduzir novos gastos com estrutura.

A Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba (Acip), por meio do presidente Mauro Almeida, manifestou interesse em retomar parceria com a prefeitura para o Natal 2025. Uma nova reunião foi agendada para 2 de outubro para consolidar o planejamento.

Quanto à programação, está prevista a Chegada do Papai Noel no dia 27 de novembro, com o "Paradão de Natal" no centro da cidade; no dia 28, chegada em Moreira César. A partir do dia 27, o "Papai Noel e família" deverão iniciar atendimento na Casinha de Natal montada na Praça Monsenhor Marcondes aos finais de semana.

Também foi sugerido o evento BikeCine, patrocinado pela EDP, para os dias 28 (no centro) e 29 (em Moreira César). As sessões gratuitas exibem filmes natalinos ? curtas-metragem e longa ? ao ar livre, utilizando apenas energia limpa gerada pelas pedaladas do público. O circuito 2025 contemplará 10 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alto Tietê.

Foi confirmado o espetáculo "Circo Teatro sem Lona", em local ainda a ser definido, e assegurado espaço para ambulantes e para o artesanato do Fundo Social de Solidariedade. Parceiros de eventos anteriores também serão contatados para integrarem a programação.

"Essa reunião marcou o início da formatação do calendário natalino com foco em criatividade, otimização dos recursos já disponíveis e fortalecimento de parcerias, equilíbrio entre festa e responsabilidade fiscal", explicou o secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió.

"Com planejamento, responsabilidade e parcerias, estamos viabilizando que o Natal 2025 seja realizado com qualidade e encantamento para a população", completou a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna.