Prefeitura de São Sebastião contrata IPT para identificar novas áreas de risco

Antes da catástrofe, o atual PMRR, feito pelo IPT, havia identificado 21 áreas e 86 setores ao longo do município


A Prefeitura de São Sebastião assinou a ordem de serviço com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para que sejam iniciados os estudos que visam atualizar áreas de risco que surgiram com a catástrofe de 19 de fevereiro de 2023. A medida faz parte da revisão do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR).

O secretário adjunto da Secretaria de Segurança Urbana, Wellington Diz, se reuniu com a Defesa Civil e a equipe técnica do IPT para definir o plano de trabalho que visa a análise das áreas e suas encostas, definir qual o grau de risco e seus setores e o números de moradores afetados.

Antes da catástrofe, o atual PMRR, feito pelo IPT, havia identificado 21 áreas e 86 setores ao longo do município. Com a tragédia, novas áreas surgiram após o escorregamento de terras.

Ao longo de quase um ano, esses locais foram monitorados pelas equipes da Defesa Civil de São Sebastião e também por equipes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do IPT. A catástrofe deixou pelo menos 693 cicatrizes nos morros em áreas com ou sem moradias.