Nesta segunda-feira (9), a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), consolidou uma nova parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para o desenvolvimento de projetos voltados à educação empreendedora nas escolas da rede municipal.
O novo convênio, assinado pelo prefeito Felipe Augusto, levará, inicialmente, formação gratuita para cerca de 300 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ainda neste semestre, por meio do Programa Descomplique.
O programa vai ter duração de cinco encontros de duas horas cada, a serem realizados no próximo mês de outubro, e irá abordar temas como inteligência emocional e empreendedorismo, ideia de negócios, marketing, finanças e formalização.
O gerente regional do Sebrae no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Jardel Busarello, elogiou a visão empreendedora do governo municipal e a interação entre as secretarias, além do ineditismo na capacitação voltada à EJA.
"É o primeiro município com proposta de atender inicialmente a EJA. Na região, São Sebastião é a cidade que mais se destaca. A parceria com a prefeitura, que envolve várias secretarias mostra a visão de futuro e compromisso com a retomada econômica da cidade", destacou.
Em uma parceria inédita, os alunos da EJA terão ainda a oportunidade de integrar o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem como objetivo incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios. A proposta é que os estudantes concretizam projetos em sala de aula, quando cada turma é protagonista, planeja, trabalha em equipe e, ao final, cria suas próprias empresas e comercializam produtos como artigos de artesanato, presentes, chocolates, temperos, ou presta serviços de alimentação, entretenimento e recreação.
Para a secretária da Educação, Marta Braz, a iniciativa representa mais um importante avanço no ensino público do município. "Essa é mais uma conquista para os alunos da rede, principalmente, neste momento, para os jovens da EJA, que terão a oportunidade de acessar ferramentas relevantes para um avanço na vida profissional e o crescimento pessoal", afirmou.
A partir de 2022, as atividades do JEPP também serão ofertadas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) da rede, dentro da disciplina de Empreendedorismo, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores e o protagonismo juvenil.
A mesma proposta está sendo avaliada para implementação na Escola Técnica Estadual (Etec) - Polo São Sebastião, que além deste curso, estuda adotar o Programa Vai Lá e Faz, voltado para estudantes do Ensino Médio que queiram aprimorar suas competências empreendedoras, com capacitações sobre plano de vida e carreira, mundo do trabalho, entre outras.