A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), acaba de formar 24 idosos em cursos de inclusão digital voltados a pessoas idosas, nos pólos de Boiçucanga e na Fatec do Porto Grande, na última sexta-feira (29).
Os cursos de inclusão digital, oferecidos pela SEPEDI em uma parceria com a FATEC de São Sebastião, tem como principal objetivo oferecer ensino gratuito e descentralizado, com o objetivo de fortalecer a cidadania, promovendo mais qualidade de vida e ascensão social do público idoso.
Os alunos aprendem sobre o manuseio de recursos tecnológicos como computadores, smartphones e tablet's. A capacitação, que faz parte do projeto Inclusão Digital a Pessoa Idosa acontece desde 2018 e já formou 140 alunos.
Segundo a SEPEDI, participantes relatam a importância do projeto na vida cotidiana deles, pois a proximidade dos recursos tecnológicos os auxiliam a utilizar aplicativos do http://Gov.Br (Governo), de bancos, redes sociais com amigos e família, promovendo a diminuição da depressão, do isolamento, ajudando-os a utilizar o celular que é algo difícil, diferente da geração deles.
A secretária da SEPEDI, Michele Hiraoka, explica que a pasta ampliou pólos para estes cursos, tais como Barra do Una e Juquehy, pois considera este aprendizado extremamente importante para o público idoso. "Tendo em vista que os avanços tecnológicos estão crescendo cada dia mais e oferecem diversos benefícios no dia a dia das pessoas que dela usufruem, isso não seria diferente para a população idosa que, hoje em dia, está ocupando um maior espaço nos censos demográficos, porém, possui pequena participação no meio tecnológico", reflete a secretária.