A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural "Deodato Sant'Anna" (Fundass) em parceria com a Secretaria de Educação, a Acubalin, o Grupo de Estudos Azânia/Unilab e a Comunidade Negra Iadalin, preparou uma programação especial em comemoração ao mês da Consciência Negra no município.
O evento "Novembro Preto" acontecerá de 17 a 28 de novembro, contando com sete dias de diversificadas atrações como saraus, debates, rodas de conversa, manifestações de culturais, exposição, oficina, entre outras atividades, todas realizadas de forma on-line, seguindo os protocolos sanitários de proteção contra a COVID-19.
Com o objetivo de refletir e promover ações que debatam sobre a importância da história e cultura africana e seu legado na cultura e identidade brasileira, a programação iniciou nesta terça-feira (17), às 10h, debatendo sobre o tema "Educação e Antirracismo - Desafios para o Século XXI", com a convidada Professora Doutora em Antropologia, Joanice Conceição. Ao longo do dia, ocorrerá também o Painel de Partilhas com professores que protagonizam a Lei 10.639/03 e a Roda de Leitura: "Úrsula" de Maria Firmina dos Reis, mediada pela professora Shirlei Rodrigues.
A programação se estende à nova Biblioteca Municipal Álvaro Dória Orselli, que será sede da Exposição Fotográfica - "São Sebastião - África em Nós" - Fase II e também receberá a roda conversa "Autores e Personagens Negros Importam - Uma abordagem antirracista" e a Contação de História "As Tranças de Bintou", com a professora e contadora de histórias, Cris Oliveira.
As atrações serão transmitidas ao vivo no Facebook da Fundass, no Youtube da Secretaria de Educação e pelo Site Conexão Educa, que disponibilizará o link de acesso de determinadas atividades.