Prefeitura de Taubaté estende horário do comércio para a Black Friday

Solicitação do Sincovat permite lojas de rua trabalharem das 0h às 20h e shoppings centers das 7h às 23h


A Prefeitura de Taubaté divulgou um decreto nesta quarta-feira (25), autorizando o horário especial de funcionamento do comércio em geral e shoppings centers para a próxima sexta-feira (27), dia oficial da Black Friday.

A solicitação do horário ampliado foi feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região (Sincovat). De acordo com o documento, o comércio de rua e bairros poderão funcionar das 0h até às 20h e as lojas shoppings centers das 7h às 23h.

Todos os estabelecimentos deverão adotar as medidas necessárias conforme prevê os protocolos de segurança do respectivo setor, bem como as disposições contidas no Decreto nº 14.833, de 09 de outubro de 2020.

"Muitos consumidores esperam essa data para fazer suas compras, inclusive já adiantando alguns presentes de Natal. Acreditamos que, com o horário estendido, haverá menos aglomeração. No entanto, devemos estar conscientes que a pandemia existe e todos os cuidados devem ser mantidos, comenta Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

Comemorada em todo o mundo, a Black Friday no Brasil já está consolidada e faz parte do calendário varejista. Nos últimos anos, a "sexta negra" deixou de ser um evento exclusivamente online, impactando também as lojas físicas.

Sobre as vendas

Segundo pesquisa do Sincovat somente o e-commerce na RM Vale deve crescer 25% no evento deste ano, com relação a mesma data de 2019.

As mercadorias preferidas continuarão sendo os produtos eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados, acessórios pessoais e games.  No entanto, como o evento consolidado setorialmente, cada vez mais os descontos aparecem difundidos perante todos os segmentos comerciais e de serviços, inclusive em restaurantes, salões de beleza, hotéis, entre outros.

"Os empresários precisam se planejar e fazer promoções reais. Cada vez mais os consumidores estão atentos aos históricos de preços de suas mercadorias preferidas, conhecem os sites oficiais das lojas e fazem suas pesquisas prévias. Isso é importante, pois da credibilidade para essa data, que virou parte do nosso calendário varejista, além de movimentar o nosso comércio e aquecer a economia neste ano tão difícil", diz Dan.