Prefeitura de Taubaté inicia demolição de prédio abandonado na Oswaldo Cruz

Trata-se de uma área da Prefeitura e o imóvel abandonado era frequentado por pessoas em situação de rua


A Secretaria de Obras de Taubaté iniciou a demolição de um prédio localizado na avenida Dr. Félix Guisard, próximo ao cruzamento com a rodovia Oswaldo Cruz, no Belém. A ação se faz necessária para a execução de melhorias no sistema viário da região, entre outros aspectos.

Os serviços estão sendo executados por uma empresa especializada, contratada por meio de licitação, e contam com o apoio das Secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento e Inclusão Social e Segurança Pública e Defesa Civil.

Trata-se de uma área da Prefeitura e o imóvel abandonado era frequentado por pessoas em situação de rua.

Além das melhorias viárias, que vão levar benefícios para motoristas e pedestres, a iniciativa busca sanar os riscos encontrados no local, atender as solicitações da comunidade e da Defesa Civil, conforme relatórios e determinação do órgão.

A previsão é que a demolição total do prédio seja executada em até 90 dias. Para a execução dos trabalhos foi necessário interditar uma das faixas de rolamento devido à movimentação de máquinas e caminhões.

A Secretaria de Mobilidade Urbana tem estudos para que sejam implantadas diversas melhorias viárias no trecho citado.

Entre as ações previstas, estão alargamento da pista na curva existente; implantação de uma baia de parada de ônibus no trecho anterior para melhorar a segurança e conforto viário; relocação do ponto de ônibus, a fim de proporcionar melhorias aos usuários do sistema de transporte público; e reformulação da calçada.

SEGURANÇA E AÇÕES DE LIMPEZA

Logo no início dos trabalhos para a demolição do prédio, a Guarda Civil Municipal (GCM) esteve presente no local para garantir a segurança, juntamente com agentes da Defesa Civil, que isolaram a área e seguem monitorando os serviços para prevenir qualquer situação de risco.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos também atuam no local, executando a limpeza e a retirada do lixo e entulho, que estavam acumulados devido ao uso irregular do prédio por pessoas em situação de rua. A Secretaria também vai colaborar com a retirada de resíduos e restos de construção após a demolição, garantindo a limpeza da área.

ATENDIMENTO SOCIAL

Os trabalhos de abordagem social das pessoas em situação de rua, que utilizavam o prédio como abrigo, foram iniciados na segunda-feira, 8, pela equipe do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social).

Na ocasião foi realizada a identificação e orientação quanto ao processo de demolição e sobre os serviços disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, mas ninguém aceitou abrigo.

A equipe retornou ao local na terça-feira e conduziu um casal, que ainda permanecia no local, ao Centro Pop, e posteriormente ao Poupatempo para que pudessem regularizar os documentos.