Prefeitura de Taubaté libera a presença de cães de servidor em repartições públicas

Confira as principais regras do decreto


A  Prefeitura de Taubaté autorizou, por meio do Decreto nº 15.979, de 28 de novembro de 2024, a entrada e permanência de animais domésticos em repartições públicas, desde que acompanhados por seus tutores.

O decreto, de autoria do prefeito José Saud, busca promover o bem-estar dos servidores e contribuir para um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor e produtivo.

Inicialmente, o decreto contempla a permanência de cães, desde que não sejam hostis nem agressivos.

Entre os benefícios potencializados pela medida estão diminuição do estresse, integração e socialização e redução da ansiedade dos animais. A permanência com os tutores reduz a síndrome de ansiedade de separação, comum em animais domésticos.

A Prefeitura expõe ainda que a presença dos animais pode gerar uma "simbiose" no ambiente, resultando em externalidades positivas tanto para os servidores quanto para os pets. A ação reflete uma tendência global, onde empresas e órgãos públicos têm implementado políticas pet-friendly como forma de melhorar o clima organizacional e, consequentemente, a produtividade.

REGRAS

Embora o decreto autorize a presença de animais, a Prefeitura observa a importância da convivência pacífica e ordeira, garantindo que a interação entre pessoas e pets seja harmoniosa e respeitosa. Detalhes adicionais sobre as regras de conduta e adaptação dos espaços públicos ainda serão divulgados.