A junta Militar de Ubatuba reforça que jovens nascidos no ano de 2006 têm até o dia 30 de junho para concluir o alistamento militar. O processo é obrigatório para os cidadãos brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos e é parte das obrigações cívicas, integrando jovens nas Forças Armadas do Brasil (Exército, Marinha e Aeronáutica).
Em Ubatuba, a estimativa é que cerca de 900 rapazes se apresentem para a incorporação.
O alistamento é totalmente online pelo site. No ato de inscrição, é necessário ter carteira de identidade e CPF em mãos para preencher os dados necessários.
"O procedimento é uma obrigação legal e um ato de cidadania, refletindo a responsabilidade do cidadão para com a defesa do país. Além disso, o serviço militar oferece diversas oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal", destacou o secretário da Junta de Serviço Militar de Ubatuba, Luiz Claudio de Carvalho.
O que acontece se eu não me alistar?
Quem não se alistar dentro do prazo está sujeito a várias penalidades, incluindo:
Impossibilidade de obter passaporte
Impossibilidade de ingressar em emprego público ou privado
Problemas para matricular-se em instituições de ensino
Impossibilidade de obter carteira profissional
Mais sobre a Junta Militar
A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos, prestando todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar. Além do alistamento, o órgão emite a segunda via do certificado de reservista - cuja demanda é de aproximadamente 300 emissões por ano.
A Junta Militar de Ubatuba passou a funcionar em novo endereço: no mesmo prédio onde fica a Defesa Civil de Ubatuba, localizado na rua Madame Janina, 28, Perequê-Açú. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3833-9060 ou pelo endereço eletrônico jsm082ubatuba.8del.4csm@gmail.com.