Com o crescimento da cidade e inserção de novas legislações, o volume de aprovação de projetos de construção e loteamentos, além de aquecer o mercado da construção civil, impõe uma necessidade de melhorar e dar mais celeridade na sistemática de aprovação de projetos junto à Prefeitura de Pindamonhangaba.
Diante deste cenário, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pindamonhangaba (APEAAP) realizou na última terça-feira (13) um encontro com representantes do segmento e da Prefeitura. O prefeito Dr. Isael Domingues e o vice-prefeito Ricardo Piorino estiveram presentes e acompanharam o debate realizado com representantes das secretarias de Obras e Planejamento, Finanças e Orçamentos e Tecnologia, Inovação e Projetos.
"É de consenso entre a categoria que o avanço tecnológico neste processo trouxe muitos benefícios, economia de tempo dos profissionais e outras facilidades. Mas com o volume de aprovações precisamos sanar outros pontos e o diálogo entre todos é fundamental para obtermos resultados positivos para nós e nossos munícipes", afirmou o presidente Emanuel Barreto Rios.
A primeira reunião da categoria foi realizada semana passada com o vice-prefeito Ricardo Piorino, que ouviu as demandas e propôs um encontro amplo e permanente para identificar as ações que a Prefeitura deve tomar para atendimento das demandas. "Recebemos o convite para o café com os profissionais e foi um diálogo muito franco e objetivo que resultou nessa reunião para somarmos esforços e avançar", frisou Piorino.
Durante o encontro, foram apontadas sugestões como a convocação de novos concursados para o atendimento do Setor de Cadastro Físico visando dar mais agilidade, bem como definição de um prazo padrão para que os protocolos possam ser concluídos quando tramitam sem "comunique-se" e dentro das normas. Outra questão levantada foi a qualidade da digitalização dos documentos do Arquivo Municipal, que retornam com dificuldade de entendimento. A Prefeitura informou que o Setor de Cadastro Físico também está em processo de digitalização e que está atuando para não haver transtornos aos profissionais. Também foram solicitadas melhorias no canal de atendimento telefônico para sanar dúvidas rápidas, além de mais divulgação em relação à importância da Lei de Anistia da Regularização que estará vigente até 07/07/2024.
O prefeito Dr. Isael Domingues classificou o encontro como produtivo. "Quero agradecer a boa vontade de trazer para a gente essas situações, abrindo os nossos olhos para fazer a gente enxergar algo que muitas vezes não está nítido para nós pois estamos focados em outras demandas. Com certeza tudo o que ouvimos trará mudança de postura para cada servidor presente visando qualificar o atendimento", afirmou.