Na manhã desta quarta-feira, 12, uma operação conjunta envolvendo o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e EcoTaubaté é realizada em Quiririm para a remoção segura de uma árvore da espécie jatobá de aproximadamente 30 metros de altura. A ação foi iniciada após um chamado de emergência recebido pela Defesa Civil para avaliação da situação de risco.
A operação foi necessária devido ao risco de queda apresentado pelo jatobá, localizado em uma área verde que separa a avenida Washington Luís da rua Coronel José Benedito Marcondes de Mattos. O Corpo de Bombeiros solicitou o auxílio da Defesa Civil para gerenciar a situação, que envolvia um erro de angulação no corte realizado por um profissional contratado pelo proprietário da área. A remoção da árvore, que possui cerca de 20 metros de copa, está autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.
SEGURANÇA
Para garantir a segurança dos moradores das residências próximas e evitar danos, as vias ao entorno foram interditadas e os moradores foram orientados a deixar seus imóveis temporariamente. Cerca de 24 profissionais dos órgãos envolvidos participam da operação, além de diversos maquinários. A utilização de uma grua para ancorar a copa da árvore com cabos de aço, foi realizada para direcionar a queda do jatobá para uma área segura.
Todo o trabalho é acompanhado de perto pelas equipes da Defesa Civil para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos durante a operação. A coordenação entre as diversas secretarias e órgãos é essencial para a execução segura e eficiente da remoção da árvore.