Prefeitura inicia ação para aproximar a população do Centro de Gestão Integrada

Neste final de semana, o primeiro grupo a participar da iniciativa foi formado por cerca de dez moradores do bairro Gurilândia


A Prefeitura de Taubaté deu início a uma nova ação que levará as comunidades para conhecer de perto o funcionamento das câmeras de monitoramento da cidade no CGI (Centro de Gestão Integrada).

Neste final de semana, o primeiro grupo a participar da iniciativa foi formado por cerca de dez moradores do bairro Gurilândia, que visitaram as instalações onde são acompanhadas as imagens das mais de 2.600 câmeras instaladas em escolas municipais, praças, ruas, avenidas, cruzamentos e outros espaços públicos do município.

Conduzida pelo secretário de Segurança Pública e pelo diretor da pasta, a visita apresentou as salas de operação e os painéis que exibem os registros captados em tempo real pelas câmeras. O evento também destacou como o CGI opera de forma integrada com outras forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, ampliando os trabalhos de prevenção e combate à criminalidade.

Os moradores também puderam entender sobre as tecnologias empregadas no CGI, como o reconhecimento facial, a análise forense e o sistema OCR (Leitura Óptica de Caracteres), que identifica automaticamente placas de veículos e apoia investigações criminais em parceria com a Polícia Civil.

Conexão com a comunidade

Outro objetivo da ação foi desmistificar dúvidas sobre o funcionamento do sistema de monitoramento e demonstrar sua efetividade. "Tivemos uma impressão muito positiva. Vimos que realmente funciona e acompanhamos o monitoramento em tempo real de todas as câmeras", afirmou Paulo Raphael Ramos, metalúrgico e morador da Gurilândia há quatro anos.

Com o sucesso da primeira visita, a Prefeitura planeja expandir a iniciativa, convidando moradores de outros bairros para conhecerem o CGI e entenderem como a tecnologia contribui para a segurança e qualidade de vida no município.