Com o objetivo de reavaliar o sistema de radares operantes, a Prefeitura de Taubaté iniciou, nesta segunda-feira (6), a aferição dos equipamentos instalados em diversas vias do município.
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) está realizando o serviço para que a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) tenha critérios para uma análise rigorosa do sistema e identifique a real necessidade de cada equipamento, podendo desenvolver projetos que impactem positivamente o tráfego de veículos e para que os motoristas tenham consciência dos pontos de fiscalização eletrônica.
A inspeção dura aproximadamente 20 minutos e, caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada e o equipamento fica interditado até que os erros sejam corrigidos.
Radares da região central já passaram por inspeção, como o fixado na rua Primavera, nas avenidas John Fitzgerald Kenedy, Rafael Braga, Nove de Julho, Quatro de Março, Marechal Arthur da Costa e Silva e Benedito Elias de Souza. Além da aferição dos equipamentos eletrônicos, a Semob está em processo de revisão dos contratos para otimização dos serviços prestados e adequação dos preços praticados.