A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na sexta-feira (17) a cerimônia em homenagem à Semana de Enfermagem, celebrando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Rede Municipal. O evento foi realizado no Teatro Galpão.
Os convidados foram recebidos ao som de saxofone tocado pelo músico Helisson. Dentro do teatro, participaram de um esquete com os atores Rafael Gomes de Andrade e Alexandre Vila, que abordaram de forma divertida e interativa a importância do trabalho em equipe.
Estiveram presentes o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Claudia Domingues, o vice-prefeito Ricardo Piorino, o secretário adjunto de Saúde, Luiz César Vieira, o presidente do Comus Alexandre Silva, a diretora da Atenção Básica, Luciana dos Santos Cruz, o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Marcos Pereira, e a diretora de Atenção Especial, Lilian Bassanelo.
Além da homenagem aos profissionais da enfermagem, o evento prestou uma homenagem especial a Mirian Andrade, que faleceu este ano e era responsável pela realização dos eventos da Secretaria de Saúde. A homenagem emocionou sua família, que esteve presente, bem como a todos os participantes com as palavras e fotos compartilhadas pela diretora Luciana.
A enfermagem representa o maior contingente de trabalhadores da Secretaria de Saúde, com um papel vital no cuidado em saúde da população. O secretário adjunto Luiz César destacou a diversidade do trabalho da enfermagem, desde a atuação ao lado dos pacientes hospitalizados, garantindo segurança e cuidado humanizado, até o desenvolvimento de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa. Ele ressaltou a presença constante desses profissionais em todas as unidades de internação, ambulatórios, postos de saúde, laboratórios, atendimentos domiciliares e atividades administrativas.
Homenageada
Mirian Persia Macedo de Andrade, nascida em 5 de junho de 1961 em Pindamonhangaba, era filha de dona Therezinha Macedo Pedro de Andrade e Dr. Paulo de Andrade, mãe de Jonas Eduardo de Andrade Carneiro e Luiz Flávio de Andrade do Amaral, e avó de Isadora. Pessoa extrovertida e festeira, Mirian sempre teve um espírito de liderança e era muito conhecida na cidade.
Ela entrou na Prefeitura em março de 2004, começando no PSF Cidade Nova, onde conheceu Silvia Pereira. Em seguida, trabalhou no CEM, sendo responsável pelo setor de diabetes, onde conheceu Luciana dos Santos Cruz. Em 2019, retornou à Secretaria de Saúde, assumindo a pasta de eventos, onde permaneceu até seu falecimento.
Mirian realizava seu trabalho com dedicação e alegria contagiante, sendo querida por todos. Sempre esteve à frente dos eventos relacionados à saúde na cidade, organizando ações nas praças e carnavais, e conseguindo várias parcerias. Ela também foi ligada ao Conselho da Mulher, Coalisão, Peti, entre outros, e foi homenageada na Câmara de Vereadores. Mirian deixou um legado de amor, dedicação e alegria de viver.