Prefeituras de Taubaté e Petrópolis Decretam Luto Oficial pela Morte de Cid Moreira; Relembre a Trajetória do Artista
Antes de ingressar na comunicação, Cid Moreira trabalhou como maleiro em uma estação de trem, com o simples objetivo de ganhar dinheiro para ir ao cinema.
A Prefeitura de Taubaté decretou luto oficial de três dias a partir desta quinta-feira (3) em homenagem ao falecimento de Cid Moreira, renomado jornalista, locutor e apresentador. Nascido em Taubaté, Cid Moreira iniciou sua carreira na cidade e se tornou um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira.
"Natural de Taubaté e a voz mais emblemática do país, a carreira de Cid Moreira teve início em nossa cidade e em rádios da região do Vale do Paraíba. Sua voz, inconfundível, foi a mais cultuada pelo país inteiro, especialmente pelos 27 anos que apresentou o Jornal Nacional. Diante disso, a Prefeitura de Taubaté se irmana aos brasileiros desejando sentimentos à família, aos amigos e aos taubateanos", diz a nota da prefeitura.
Cid Moreira estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, desde o dia 4 de setembro, devido a uma insuficiência renal crônica. Seu quadro de saúde piorou e, às 8h desta quinta-feira (3), ele faleceu devido a falência múltipla dos órgãos.
O artista, que completou 97 anos no último domingo (29), teve uma carreira brilhante e extensa.
Trajetória:
Segundo o Memória Globo, ele apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes. Nascido em 1927, no Vale do Paraíba, Cid começou sua trajetória no rádio em 1944, após ser incentivado por um amigo a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.
Em 1951, Cid se transferiu para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que ele teve suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como "Além da Imaginação" e "Noite de Gala", na TV Rio. Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no "Jornal de Vanguarda", da TV Rio, marcando o início de sua carreira no jornalismo televisivo. Nos anos seguintes, ele trabalhou em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental, consolidando sua presença na televisão brasileira.
Antes de ingressar na comunicação, Cid Moreira trabalhou como maleiro em uma estação de trem, com o simples objetivo de ganhar dinheiro para ir ao cinema.
Comunicado do Planalto:
Através de nota, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o falecimento do artista:
"Com tristeza, o Brasil se despede nesta quinta-feira, 3 de outubro, de uma das personalidades mais conhecidas da história do nosso jornalismo e da televisão, com o falecimento de Cid Moreira, aos 97 anos. Jornalista e radialista, Cid Moreira trabalhou em rádios e TVs antes de assumir a bancada do Jornal Nacional, onde trabalhou por décadas como seu principal apresentador. O rosto das notícias e do "boa noite" para milhões de brasileiros. De uma voz única, potente, o jornalista também fez muitas locuções, a mais famosa delas nas gravações da Bíblia Sagrada. Meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Cid Moreira. Seu legado no jornalismo e na televisão brasileira sempre será lembrado."
Petrópolis em luto:
O prefeito de Petrópolis, Rubens José França Bomtempo, declarou luto oficial de 3 dias, por conta do falecimento do artista que morava na cidade.
"Cid Moreira tinha um carinho por Petrópolis, em especial por Itaipava, lugar que ele escolheu para morar nos últimos anos. Nos solidariezamos com a família, os amigos e os fãs do jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira neste momento tão difícil", diz a nota.
Cerimônia:
O corpo do renomado apresentador Cid Moreira foi velado na noite desta quinta-feira (3) no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, na região Serrana do Rio de Janeiro.
A cerimônia, inicialmente prevista para ocorrer das 16h às 19h, teve o início atrasado. O caixão chegou ao local às 17h50, escoltado pela Polícia Militar, e a despedida se encerrou por volta das 19h20.
Nesta sexta-feira (4), uma segunda cerimônia de despedida será realizada no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O salão nobre estará aberto das 8h30 às 10h para a família e das 10h às 13h para o público.
O corpo de Cid Moreira será enterrado em sua cidade natal, Taubaté, no interior de São Paulo. A data e o local exato do sepultamento ainda não foram divulgados.
"Ele falou pra mim que ele quer ser enterrado em Taubaté. Ficar perto da primeira esposa, da filha que foi, do neto que foi, já conversei com os queridos deles que estão lá, já vão providenciar", conta a viúva Fátima Sampaio.
O jornal AgoraVale já teve a honra de receber um "Boa noite", do grande Cid Moreira.
O taubateano deixa um legado imensurável na comunicação brasileira e será lembrado como um dos maiores ícones do telejornalismo.